O termo Iniciação Científica sofrerá uma mudança!
A partir de hoje passaremos a
utilizar a denominação “Educação Científica’’ nesta oficina, porque, ao invés
de ser apenas uma iniciação, pretende-se construir um processo de aprendizado
concreto, respeitando o ritmo e as dificuldade de cada jovem, não focando
apenas na produção de trabalhos de ciência. Trabalhamos também na formação de
um novo método de aprendizagem científica, sem preconceito, que possa
repercutir e ajudar o jovem mesmo depois de iniciado. Nesse percurso espera-se
que ele possa considerar a ciência como uma via de duas mãos, na qual ele a
alimenta com seus estudos e, por ela, também é educado.
(Texto de Milena A. C. Mendes – coordenadora da
oficina de Educação Científica)
Oficina de Educação
Científica
No dia 22 de novembro de 2012,
realizamos uma avaliação sobre a Oficina de Educação Científica destacando as
experiências e vivências positivas e negativas. Com base nas aulas que foram
dadas sobre Educação Científica, avaliamos o que os jovens descobriram com essa
Oficina, o que eles mais curtiram, quais foram os temas e vivências que cada
jovem, pessoalmente, não curtiu.
No final da avaliação da Oficina tem
uma pergunta para os jovens colocarem tudo que gostariam que tivesse nesse
módulo, essas informações serão discutidas pela equipe de trabalho e
acrescentadas no próximo módulo, Todas as ideias que tiveram serão consideradas,
sendo positivas ou negativas.
Nesta avaliação a coordenadora Milena
espera ter um melhor acompanhamento do desenvolvimento de cada jovem, desde o
inicio até o final do projeto.
Com esta avaliação pode-se ter um
controle sobre a absorção do ensinamento dado em sala de aula para os jovens .
As questões dadas
foram:
*Para você o que é pesquisa?
*Quais estruturas você acha que são necessárias para se
desenvolver uma pesquisa?
*Que linha de pesquisa você escolheu?
*Qual(is) delineamento(s) você vai utilizar no seu projeto?
*Existiram dificuldades? Quais foram suas dificuldades até o
momento?
*Existiram superações? Quais foram suas superações até o
momento?
*Destaque as experiências e vivências positivas da oficina. O
que você descobriu com essa oficina? O que você mais curtiu?
*Nesse espaço é para expressar os pontos negativos da
oficina. Quais foram as aulas, temas e vivências que você, pessoalmente, não
curtiu?
*Esse espaço é dedicado para você colocar TUDO que gastaria
que tivesse nesse módulo e possa ter no próximo módulo. Coloque aqui TODAS as
suas ideias. Esse é a hora, aproveite!
(Texto de JAQUELINE DA CUNHA SANTOS - Monitora da Oficina de Educação
Científica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário