Etapas da Educação Científica no PJ-MAIS
No
começo nossas aulas estavam sendo um pouco tediosas, porém de algumas semanas
pra cá, as aulas estão sendo muito interessantes, para todos. Pois estamos
interagindo e nos comunicando cada vez mais.
Nossas
aulas estão melhorando a cada semana que se passa. Com a ajuda de nossa
coordenadora, a Milena, que é ótima pessoa, pois mesmo estando lá para ensinar,
demonstra ser uma verdadeira amiga, para quem precisar.
Estamos
progredindo, cada um com sua diversidade de ideias e, além do mais, os projetos
vão nos ajudar futuramente, é um conhecimento a mais, de uma coisa que você
gosta. Então, ficam mais interessantes as pesquisas e iremos levar para a vida
inteira.
Os
dias estão se passando e as ideias estão surgindo, tudo isso está sendo um
grande trabalho em equipe dos estudantes do PJ-MAIS (Programa de Jovens - Meio
Ambiente e Integração).
Texto
de: Júlia Helena (Monitora Voluntária da Oficina de Educação Científica)
Gabriel e Bruninha - Estudantes do
PJ-MAIS Paraibuna em aula no Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) Fazenda São
Pedro.
Foto: Júlia Helena.
O
Processo de construção dos trabalhos de pesquisa é mesmo tedioso ao primeiro
contato. É necessário reaprender a ler, se habituar à leitura, concentrar-se
nos textos, silenciar-se e principalmente ouvir. É preciso ter paciência para
ouvir sugestões sobre um tema que, a princípio, o jovem acredita que já domina;
ter paciência para encarar a leitura detalhada sobre o artigo escrito, muitas
vezes extenso; ter paciência para ouvir sua própria voz nas leituras
individuais... É preciso quebrar ritmos acelerados e transferir interesses,
antes direcionados à atividades intensamente divertidas e incumbidas, para a
calma e a descoberta da diversão em aprender e em produzir algo sozinho, produzir
seu próprio projeto.
A
construção dos projetos de pesquisa juntamente com os jovens é muito prazerosa,
mas demanda extrema paciência para mediar conflitos sobre desinteresse e baixa
auto-estima (o jovem algumas vezes não acredita em sua capacidade) e requer
jogo de cintura para driblar falta de recursos e equipamentos (como
computadores e internet). Assim, vamos desenvolvendo os trabalhos... é sempre
bom ter novas ideias e opiniões. Boas inspirações!
Texto
de: Milena A. C. Mendes (Coordenadora da Oficina de Educação Científica do
PJ-MAIS Paraibuna)
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