quinta-feira, 4 de setembro de 2014


Lá vamos nós de novo!
 
    De mais de 600 projetos inscritos de todo o Brasil para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), foram 200 selecionados e por incrível que pareça 5 são de Paraibuna.
Pois é, esse ano na FEBRACE, 2 dos nossos projetos já haviam recebido credencial para participar da FENECIT, isso é, já poderiam participar pois não precisariam passar pela seleção. Agora vamos levar 5 de uma só vez, mostrando lá na pontinha do país, em Recife, toda a capacidade e potencial de nossos jovens. E desses projetos alguns são em duplas ou trio, então são 8 jovens de Paraibuna, um desafio imenso de logística, preparação e capital financeiro.
 
    Será a primeira viagem de avião desses jovens, a primeira vez que alguns saem do Estado de São Paulo, e até a primeira vez que eles ficam em um hotel. Sabe o quanto isso significa para cada um? Sabe o quanto ir viajar e apresentar um trabalho feito com tanta dedicação e esforço em um estado tão longe como Pernambuco é e será sempre importante para a vida desses jovens de uma cidade tão pequena chamada Paraibuna, no interior de São Paulo, onde viam tão pouco ao seu redor ser valorizado?  
    E, principalmente, esses projetos que tornam o jovem protagonista e possuem potencial modificador dentro da comunidade onde vivem, não só uma pesquisa científica isolada, mas sim uma pesquisa baseada em seus interesses de melhorar a vida das pessoas ao seu redor.
    É isso: eles vão conhecer outros jovens tão engajados quanto eles, alguns de escolas públicas estaduais como eles, outros de maiores condições financeiras, vão conhecer pesquisadores de todo o Brasil avaliando seus projetos, vão ver realidades diferentes, e com certeza, vão se divertir muito.
   
    Mas como tudo tem literalmente "seu preço" estamos ai na luta, para arrecadar o valor total necessário (quem puder fazer uma doação segue abaixo a conta bancária), para levar até o nordeste esses meninos e meninas mais os orientadores para acompanhar já que são todos menores de 18 anos.
    Não é algo fácil, e o trabalho mais difícil a orientadora Milena Antunes já executou com eles que foi, realizar o projeto, elaborar a monografia, e mostrar a essa juventude esse potencial instrumento de melhoria da qualidade de vida das pessoas que é a Iniciação Científica.
    Nós acreditamos que é possível. Acreditamos tanto que o valor das passagens de avião já foi doado e já estão compradas, agora precisamos cruzar os dedos, e batalhar mais um pouco, e ter fé que dia 16 de setembro, isso mesmo, já já esses meninos e meninas estarão embarcando rumo ao aeroporto de Jaboatão de Guararapes.
    Ah, muita gratidão novamente a todos que nos ajudaram a ir para FEBRACE em São Paulo ir para o Nordeste ainda é resultado da colaboração de vocês, e obrigada a todos os que estão ajudando a ir para FENECIT, e é muito bom saber que além de nós aqui, tem gente por ai que acredita que cada um é que constrói o mundo que queremos  e precisamos.
 
 
Larissa Neli Faria

Banco do Brasil
Agencia 6640-0  Paraibuna-SP
c/c  659-9 Instituto H & H Fauser
CNPJ 09,127,795/0001-78

Nenhum comentário:

Postar um comentário