terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA


           O termo Iniciação Científica sofrerá uma mudança!
A partir de hoje passaremos a utilizar a denominação “Educação Científica’’ nesta oficina, porque, ao invés de ser apenas uma iniciação, pretende-se construir um processo de aprendizado concreto, respeitando o ritmo e as dificuldade de cada jovem, não focando apenas na produção de trabalhos de ciência. Trabalhamos também na formação de um novo método de aprendizagem científica, sem preconceito, que possa repercutir e ajudar o jovem mesmo depois de iniciado. Nesse percurso espera-se que ele possa considerar a ciência como uma via de duas mãos, na qual ele a alimenta com seus estudos e, por ela, também é educado.
(Texto de Milena A. C. Mendes – coordenadora da oficina de Educação Científica)



Oficina de Educação Científica      

No dia 22 de novembro de 2012, realizamos uma avaliação sobre a Oficina de Educação Científica destacando as experiências e vivências positivas e negativas. Com base nas aulas que foram dadas sobre Educação Científica, avaliamos o que os jovens descobriram com essa Oficina, o que eles mais curtiram, quais foram os temas e vivências que cada jovem, pessoalmente, não curtiu.
No final da avaliação da Oficina tem uma pergunta para os jovens colocarem tudo que gostariam que tivesse nesse módulo, essas informações serão discutidas pela equipe de trabalho e acrescentadas no próximo módulo, Todas as ideias que tiveram serão consideradas, sendo positivas ou negativas.
Nesta avaliação a coordenadora Milena espera ter um melhor acompanhamento do desenvolvimento de cada jovem, desde o inicio até o final do projeto.
Com esta avaliação pode-se ter um controle sobre a absorção do ensinamento dado em sala de aula para os jovens .


As questões dadas foram:
*Para você o que é pesquisa?
*Quais estruturas você acha que são necessárias para se desenvolver uma pesquisa?
*Que linha de pesquisa você escolheu?
*Qual(is) delineamento(s) você vai utilizar no seu projeto?
*Existiram dificuldades? Quais foram suas dificuldades até o momento?
*Existiram superações? Quais foram suas superações até o momento?
*Destaque as experiências e vivências positivas da oficina. O que você descobriu com essa oficina? O que você mais curtiu?
*Nesse espaço é para expressar os pontos negativos da oficina. Quais foram as aulas, temas e vivências que você, pessoalmente, não curtiu?
*Esse espaço é dedicado para você colocar TUDO que gastaria que tivesse nesse módulo e possa ter no próximo módulo. Coloque aqui TODAS as suas ideias. Esse é a hora, aproveite!
 


(Texto de JAQUELINE DA CUNHA SANTOS - Monitora da Oficina de Educação Científica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário