quinta-feira, 11 de julho de 2013

TURISMO IRMANADO EM PARAIBUNA



O QUE É TURISMO IRMANADO?
O Turismo Irmanado é um evento da Rede do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social, da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. O intuito é praticar os turismos emissivo e receptivo entre os NEE (Núcleos de Educação Ecoprofissional) do programa.
Todos os anos a rede se reúne para decidir quais NEEs serão os anfitriões durante o Turismo Irmanado.
A programação planejada para a visita em Paraibuna foi a seguinte:
Após o lanche comunitário fizeram um City Tour.

Jovens do PJ-MAIS explicando a história da Bica D'água de Paraibuna. Conhecida por seu dito popular: Quem bebe água da Bica, aqui fica!

Mercado Municipal José Bento Rangel "Zezinho Bento".
Visão interna do Mercado Municipal José Bento Rangel.

Prefeitura Municipal de Paraibuna.

Muro ao lado da Prefeitura com grafites realizados no evento Graffiti Vale Festival.


O calçadão municipal onde se encontra antigos casarios.
Igreja matriz de Paraibuna.

Jovens do PJ-MAIS em frente à Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva
Jovens PJ-MAIS conhecendo o Cemitério municipal e suas histórias.
"Nós que aqui estamos por vós esperamos" frase no portão do cemitério de Paraibuna.
Jovens do PJ-MAIS conhecendo a igreja do Rosário.
Fachada do Instituto Santo Antônio.
Jovens do PJ-MAIS em confraternização no sítio do Messias.

Organizadores do Turismo Irmanado.


Café da tarde para confraternização entre os jovens PJ-MAIS.

Boa comida feita no fogão a lenha.
Jovens e coordenadores dançando quadrilha. Seguindo os passos da quadrilha "Flor de Picão"
Jovens e coordenadores do PJ-MAIS para encerrar o Turismo Irmanado.

TURISMO IRMANADO SOB AS PALAVRAS DOS JOVENS DO PJ PARAIBUNA


"No dia 22 de junho, sábado, teve o Turismo Irmanado na cidade de Paraibuna-SP. Os PJs da cidade Paranapiacaba, Paralheiros e Cajamar vieram para cá. De manhã arrumamos a mesa do café da manhã para eles, depois fui para a fonte ver se tinha mais gente para receber, fomos eu, a Vitória e Rayza, e que depois a Diana e o Edmilton foram para lá ficar no nosso lugar. Voltamos para o salão do Sr. Evânio (Salão de eventos da Irmã Zoé). Os jovens foram fazer City Tour e eu fiquei ajudando na limpeza do salão, depois eu e a Sílvia fomos para o Caetê, pegamos uma marmitex para cada e fomos para o Sítio JM. Comemos lá e começamos a preparar os alimentos e a arrumar a mesa. Depois fui ver a quadrilha e no final comecei a cantar a quadrilha. Foi legal. Depois comemos o café da tarde, arrumamos as coisas, despedimos da turma e fomos embora. Foi muito corrido no dia, mas foi legal. Deveria ter alguma dinâmica para todo mundo se conhecer".
Luana Aparecida Moraes dos Santos - Mód. 3 (Digitado por Caroline Fonseca - Formanda).

"Minha experiência em receber turistas foi muito legal. Senti-me responsável, mais importante. Espero passar por muitas monitorias ainda. A festa foi muito boa, curtimos muito. A quadrilha ficou super, saiu muito legal, todos são simpáticos. Só espero um dia ser monitora... porque adoro esse tipo de responsabilidade." 
Larissa Raquel - Mód. 1 (Digitado por Caroline Fonseca - Formanda).

"Foi bom receber os jovens de São Paulo que fazem o mesmo curso, o city tour foi legal, o lanche no Restaurante Caetê foi gostoso, no Messias foi legal conhecer o Jefferson do Para Nossa Alegria e tirar fotos na hora da quadrilha. Dançamos bastante e no café, lá no final, foi bom!! Curti."
Ana Lucia - Mód. I (Digitado por Elder Cunha - Mód. 3).

"Cheguei um pouco atrasado no Turismo Irmanado. Quando eu cheguei o Robélio me apresentou o Jefferson, o cara que canta Pra Nossa Alegria, e conheci o resto da turma. Depois fomos tomar café, dei tchau para a turma e voltei pra minha casa."
Rafael Nunes - Formando (Digitado por Elder Cunha - Mód. 3).

"Eu fui monitor um pouco em cada grupo. A parte que eu não gostei foi quando chegamos no bosque e o grupo da dinâmica não tinha água e nem respeito, isso me deixou indignado. Fora isso os outros grupos eram muito legais e trabalhavam muito bem juntos. Acho que da próxima vez precisamos de mais trabalho em grupo e respeito com os outros."
Lucas Jeremias de Oliveira - Mód. 2 NEE Espírito Santo (Digitado por Caroline Fonseca - Formanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário