segunda-feira, 4 de novembro de 2013

 PROJETO AZIMUTE
    20 á 28 de Julho

Azimute significa “ponto no horizonte” e é sinônimo de rumo, direção. É o nome que se dá quando a bússola é ajustada de acordo com as coordenadas que se deseja seguir durante uma expedição.
Essa analogia define este projeto: Uma proposta que visa oferecer ao jovem uma oportunidade de refletir sobre e desenvolver seus rumos, seus projetos de vida, sua atuação na comunidade em que vive.
O Projeto Azimute propõe aos participantes uma experiência transformadora de forma desafiadora utilizando a aventura como principal instrumento. Ele é gratuito e destinado a jovens que se encontram em situação de  vulnerabilidade social e/ou econômica. Seu objetivo é apoiar estes jovens na superação de seus desafios na vida e no trabalho, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver seus projetos de vida, fortalecer suas competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas, inspirando-os a assumirem um papel de agentes de transformação social. Essa iniciativa educacional foi idealizada pela Outward Bound Brasil, uma organização sem fins lucrativos, e o Instituto Asas, organização idealizada e mantida pela Red Bull Brasil para cuidar dos investimentos sociais da empresa no país.
A principal ferramenta utilizada no Projeto Azimute é uma expedição autossuficiente em grupos de até 15 participantes, que são acompanhados por dois instrutores ou mais. A autonomia do grupo é conquistada gradativamente e atinge um nível alto ao final dela.
Não existe competição, apenas uma forte relação de interdependência e suporte entre os participantes. Rodas de conversas e trocas de feedback são comuns para refinar o trabalho em equipe e promover o auto-conhecimento.
A locomoção entre acampamentos durante as expedições é feita remando em canoas canadenses ou a pé em caminhadas de longo curso. Escalada em rocha, cachoeirismo, dinâmicas ao ar livre, jogos cooperativos e um trabalho comunitário também fazem parte do programa.
Em uma parceria com o Instituto H & H Fauser 6 jovens do PJ-MAIS "Programa de Jovens Meio Ambiente Integração Social", participaram da expedição sendo feita 3 expedições dividindo 2 jovens de cada vez.
 Ação na comunidade: Dando ASAS a saudade. Turmas MADEIRA SEM MISERIA  do projeto AZIMUTE da OBB executaram uma ação no Lar Vicentino, onde revitalizaram um muro, com temas que os idosos sentem falta e saudade, com a ajuda da professora de artes e grafiteira Michele, ilustraram o muro da casa dos idosos em Paraibuna. SP. Os jovens de Jaguaré SP, para finalizar fizeram um belo SARAU para os idosos onde emocionou a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário