quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Curso de observação de aves com os Biólogos Patrick e Elizabeth Smith

Uma extensão do Projeto Juçara é um curso que apresenta uma interação entre fauna e o palmito juçara entre outras frutas nativas assim também como partes teóricas e práticas para observação das aves. O curso envolveu alunos do PJ-MAIS, escola municipal do Cedro e moradores da região da estrada do Pavoeiro (ao menos 1 representante de cada família).




Alguns alunos do PJ-MAIS do Instituto H&H Fauser foram monitores dos primeiros cursos ministrados aos alunos da escola do Cedro pela manhã e aos moradores a tarde. O curso é apresentado pelos biólogos Patrick Inácio Pina e Elizabeth Smith. Cada turma teve as informações de acordo com sua idade, assim as crianças puderam conhecer mais sem perder o foco com informações mais difíceis de compreender com sua idade.

Desenho feito por aluno do bairro do Cedro
De de aluno do Cedro, foi orientado desenhar para ajudar a recordar qual ave foi vista


Nas aulas teóricas conhecemos um pouco sobre aves que estão a nossa volta em uma apresentação introdutória que vai se aprofundando com aves do Brasil. Como material do curso temos penas de aves que foram encontradas pelo Patrick em suas pesquisas, cadernetas pequenas de cor chamativas para caso perca em uma pesquisa de campo, que é na mata, um modelo de  fossíl de plástico de uma ave pré-histórica e um boneco bem conhecido nos dias de hoje que é o Blu a ararinha azul, personagem da animação Rio dirigida por Carlos Saldanha, um aparelho para captar e aumentar o som focado ao longe e é claro binóculos para observar as aves.




O curso informa a ligação que estas aves tem com seu habitat como por exemplo frutos que servem como fonte de alimento para as aves e outros animais. Explicando a ligação de sua anatomia com seu alimento, por exemplo: aves com formatos de bicos que fazem que seja mais fácil se alimentar de frutas, já outras que conseguem quebrar cascas de árvores para conseguir insetos, tudo de acordo com suas garras, penas e bico. Com isso a partir de onde nós encontramos podemos ter uma ideia que tipo de aves podemos encontrar além de ouvir seu canto ao longe.


Todas as atividades foram registradas com fotos e todos os presentes receberam as cadernetas que usaram para fazer suas anotações de aves avistadas. Continuaram em casa a observar as aves que existem em sua volta, perguntando para os familiares quais aves eles conhecem também. Incentivando este conhecimento e prática futura pois houve conversas de algumas pessoa para criar um grupo de observação de aves em Paraibuna como um atrativo turístico.


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