segunda-feira, 24 de março de 2014


                                                         Gratidão
 
A participação na FEBRACE foi maravilhosa, uma intensa mistura de cultura, de sotaques, de comportamentos. De Paraibuna foram dez jovens, todos do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social, o PJ-MAIS, seis deles estavam apresentando os projetos. No início o nervosismo, depois a auto confiança, com um trabalho tão bem feito, depois de tanta pesquisa e tantos estudos eles sabiam porque estavam lá. Para nós adultos responsáveis pelos meninos e meninas foi uma semana de nos orgulhar, de refletir, de nos dar esperança.
Queremos sempre ver esses jovens indo além, além dos limites impostos, além da falta de responsabilidade, além de tudo que os impede de crescer e de enxergar que são sim capazes e co responsáveis por sua cidade, pelo bem estar dos que estão ao seu lado, por aprender e aplicar seus conhecimentos da melhor forma possível para a sua família e para a  sociedade.
Captar recursos não é algo fácil, foi um trabalho de formiguinha, a cada dia pensando em estratégias para conseguir atingir um maior número de pessoas e de doações. Dentro de nosso município fizemos atravéz do “Livro de Ouro”, muitas pessoas doaram, e demonstraram a confiança que têm em um projeto que acontece no próprio quintal, o reconhecimento de muito esforço, de pessoas dedicadas, de jovens que mudam suas atitudes e crescem a todo momento. E também utilizamos o Catarse, um site de arrecadação que faz um tipo de “vaquinha on-line”, isso é, um financiamento coletivo, e com a ajuda de e-mails e redes sociais divulgamos e obtivemos sucesso nas arrecadações, e mais ainda,  um sucesso em mostrar para o maior número de pessoas como batalhamos e acreditamos que essa metodologia de ensino e conscientização do jovem é eficiente no papel de torná-los protagonistas de um mundo melhor. Muitas pessoas, familiares, amigos, amigos de amigos, desconhecidos, foram tantos os que doaram, ou pelo site, ou por depósito em conta, que foram atingidos por essa divulgação, sem contar com todos os compartilhamentos, curtidas, a confiança de pessoas que não poderiam doar no momento, mas que viram em nosso projeto uma esperança, uma mudança, o reconhecimento por tanto amor e trabalho que depositamos nessa causa.
Todas as doações, independentes do valor, foram de uma importância sem tamanho, e principalmente alimentaram a certeza de que estamos no caminho certo de R$3,00 a R$1.000,00, todos, sem exceção ressignificaram o nosso esforço.
Se nossos jovens vão “Além do Vale”, vão muito capacitados, e também levam o orgulho de nós da equipe de Coordenação e Orientação desses projetos.
Na FEBRACE um dos projetos foi contemplado com o prêmio  de “Excelência em Iniciação Científica” pela ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo a Ciência) e dois projetos foram agraciados com a Credencial para a FENECIT - Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, que acontece lá em Recife-PE. Se nossos jovens vão conseguir sair daqui e chegar lá em Pernambuco ainda não sabemos, mas temos a gratidão por tudo que puderam experimentar até agora, e por você ter feito parte das conquistas e deste momento.    

Larissa Neli Faria


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário