segunda-feira, 15 de abril de 2013

VII Seminário de Ecomercado


A correria e a longa organização para o Seminário de Ecomercado valeu a pena. O evento foi um grande sucesso, resultando em muitos elogios para o pessoal da organização durante todo o dia e um vasto conhecimento vindo de outros profissionais que prestigiaram o evento com suas apresentações. O público do evento era formado por cidadãos de Paraibuna, além dos jovens do PJ-MAIS e de muitas outras cidades do Estado.
O ex PJ, Pedro Gonçalves, de Paraibuna, foi escolhido como mestre de cerimônia, e deu início ao evento chamando à Mesa Principal, a Presidente do Instituto H&H Fauser, Sra. Amely Fauser, Sr. Ronaldo Fonseca, Diretor de Esportes Turismo e Lazer de Paraibuna, Sr. Luís Alberto Bucci, da Reserva da Biosfera e Sra.Vanessa, coordenadora dos programas da rede do PJ-MAIS.
Cada um deles falou um pouco de suas instituições e a Sra Amely, que realizou a abertura do evento, agradeceu ao pessoal da organização e depois fez um breve relato sobre o PJ-MAIS e seus patrocinadores.
Logo em seguida deu-se início às apresentações da Mesa 1 (Experiências de Turismo Sustentável), e os respectivos profissionais foram chamados para compô-la.
O primeiro a se apresentar foi o Diretor de Turismo do município de São Luís do Paraitinga, Sr. Eduardo de Oliveira Coelho, que falou sobre Turismo Sustentável e suas definições. Frisou também que o turismo tem que ser culturalmente aceito e que toda a população do local tem que participar ativamente. Eduardo ainda falou de suas experiências em São Luiz, das oportunidades que surgiram e o apoio que receberam, que possibilitou reerguer a cidade.


Sra. Michele Martins falou sobre o Parque das Neblinas, local onde trabalha. Michele mostrou um mapa com áreas remanescentes da Mata Atlântica, e fez uma breve introdução sobre o local onde o Parque está inserido, a infraestrutura e suas gestões( administrativa e operacional). O trabalho da instituição Ecofuturo foi mostrado pela bióloga, e também as atividades desenvolvidas no Parque. Acompanhando Michele, veio a Sra.Juliana, discorrendo sobre seu trabalho no Programa Juçara e a importância da preservação ambiental.
Sr. Israel Mário Lopes e Sra. Maria Teresa França representantes do Núcleo PJ Paranapiacaba apresentaram juntos a Vila de Paranapiacaba, que foi criada há muito tempo atrás com o intuito de escoamento do café para a Europa. Falaram também sobre o Turismo em Paranapiacaba que antes da criação do PNMNP e da compra da vila, sofria com o Turismo Insustentável, com vários fatores degradáveis. Uma tabela com o número dos visitantes no Parque Natural Municipal foi mostrada, revelando que esse número subiu ao longo dos anos.
Com o fim das apresentações, deu-se início à Mesa 2 (Políticas Públicas em Turismo Sustentável), no qual a primeira palestrante foi a Turismóloga Elaine Nogueira, coordenadora da Oficina de Turismo Sustentável do PJ-MAIS de Paraibuna.
Elaine falou sobre o trabalho que vem sido desenvolvido pelo Instituto H&H Fauser na área de turismo da cidade e citou a primeira atividade realizada, de articulação e inventário turístico de propriedades. A questão da capacitação dos jovens e geração de renda para eles, também foi levantada, assim como a importância dos parceiros e atividades realizadas em suas propriedades: Sítio do Belo, Sítio do JJ, sitio do Messias, entre outros. Elaine ainda falou sobre o trabalho realizado com os jovens, na festa do Divino Espírito Santo, no bairro do Espírito Santo,Vivências na Natureza (metodologia aplicada nas monitorias), a participação dos jovens na preparação de roteiros turísticos e nas atividades de Turismo, em parceria com a Fundação Cultural, e o apoio da Petrobrás.
O segundo palestrante, o Professor Maurício César, falou sobre o conceito de sustentabilidade, e disse que as políticas públicas em Turismo Sustentável são poucas. Falou também sobre a preocupação com o Meio Ambiente e as pessoas, e a questão do equilíbrio: “Como vai equilibrar se na sociedade há disputa o tempo todo?”, diz ele.
Maurício disse que o conceito de Turismo Sustentável está sendo banalizado e repleto de mitos e que o potencial turístico da região é ótimo, mas ainda há muito a ser feito.

A Mesa 3 (Visão de Mercado para Turismo Sustentável), contou com a participação do Sra. Sílvia Hirao, do SESC São Paulo e Sr.Danilo Carvalho, da Simbiose Aventura de Pindamonhangaba-SP


Silvia apresentou o Turismo Social do SESC, que para eles é uma atividade “inclusiva, pressuposto como plural, democrático e transformador”. Sílvia citou os princípios que norteiam o projeto: acessibilidade, protagonismo dos participantes e a educação pelo e para o turismo. Ela também mostrou alguns números, como por exemplo, excursões, hospedagem anual, entre outros, e falou da dificuldade em encontrar parceiros na conduta ética-sustentável e os desafios dentro do programa.
Danilo apresentou um vídeo contendo fotos das diversas atividades da Simbiose Aventura: cachoeirismo, caminhadas, trekking de regularidade, eventos, entre outros. Em seguida, falou sobre a comissão regional (Vale do Paraíba e Litoral Norte) da ABETA e seus objetivos. Ele também explicou que a comissão é formada por 5 empresas, sendo que uma delas é a própria Simbiose Aventura.
Ao final de todas as apresentações, foram levantadas algumas dúvidas por parte do público, que logo foram sanadas pelos respectivos palestrantes.
Como planejado, deu-se início aos GTs (Grupos de Trabalho) logo após o fechamento das “Mesas”, no qual um dos moderadores, Samuel, da AHPCE, explicou a atividade. A questão para o desenvolvimento dos trabalhos foram: Quais os desafios que permeiam os temas; Meios de Legalização do Trabalho Receptivo por organizações sem fins lucrativos; Geração de Renda e Sustentabilidade do Negócio e Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo.



O público se dividiu em 4 grupos, cada qual com um moderador, e teve 40 minutos para diálogo, 15 minutos para sistematizar as conversas e 5 minutos de apresentação para cada grupo.
O resultado foi bem positivo, e cada grupo elegeu seus representantes para a apresentação. Todos conseguiram alcançar o objetivo proposto e ao final, Samuel fez alguns comentários acerca dos trabalhos e passou a palavra para a Vanessa. Essa por sua vez, agradeceu ao pessoal de Paraibuna.
O fechamento do evento ficou a encargo do Sr. Carlos Alberto, coordenador do Programa de Jovens de Paraibuna, que chamou todo o pessoal da organização à frente afim de apresentá-los ao público.
Devido ao horário, muitos não puderam ficar para prestigiar o Sarau Cultural dos jovens de Paraibuna, que foi bem divertido e contou com a participação especial de alguns jovens do PJ-MAIS de outras cidades.

Essa edição do Seminário de Ecomercado cumpriu seu objetivo e trouxe muitos valores e conhecimentos que, com certeza, as pessoas levarão para si com imensa satisfação.

Texto de: Carlos Gabriel – Jovem do módulo III, núcleo Fazenda São Pedro, e monitor voluntário do PJ-MAIS Paraibuna.






Nenhum comentário:

Postar um comentário